Add This

quinta-feira, junho 07, 2007

Verbos



Têm ou têem?





Resposta: Têm, pois não existe têem!





Têm é a forma verbal do verbo ter, na terceira pessoa do plural no presente do indicativo.





Já agora atenção!!!





Eles/Elas vêem do verbo ver. Ex.: Eles vêem bem a tabuleta.


Eles/Elas vêm do verbo vir. Ex.: Eles vêm a pé.





Finalmente temos:


Eles/Elas lêem do verbo ler. Eles lêem uma história!

Vêem a diferença?

Ou lêem mal?

Ainda têm dúvidas?

Nota: Eu tenho/ Tu tens/ Ele(a) tem

Nós temos/Vós tendes/ Eles(as) têm

11 comentários:

silvia disse...

Nessa do "têm ou têem" é que gostei de saber... Tenho alguns problemas porque nunca aprendi o portugues, nunca ninguem me ensinou,tive que aprender sozinha quando vim para cá com 21 anos e por vezes tenho algumas duvidas. Por isso estou a adorar estas aulas:D
Obrigado.
Beijos.

Olga disse...

É bom partilharmos dúvidas, pois todos nós temos! E é bom perdermos essas mesmas dúvidas.Quando tenho uma pergunto ou tento aprender sozinha.Bjs

Al Berto disse...

Olá:

Amo quando tu redireccionas o teu blogue para estas "coisas"... não imaginas as dificuldades gramaticais que por aí andam.
É autêntico serviço público... as pessoas podem não comentar mas fazem a consulta respectiva ao teu blogue para estarem melhor informadas.

Bjs,

astuto disse...

Não tenho dúvidas!!

Thunder:

Sabes onde vai ser a próxima aparição da Senhora de Fátima? Não percas a entrevista!

http://homemmau.blogspot.com/2007/06/grande-entrevista-senhora-de-ftima.html#links

Cumprimentos.

Kalinka disse...

Olá,

...«pensei» ajudar a divulgar um encontro que se vai realizar no Minho, pois apenas há 3 hipóteses de restaurante, ou seja, apenas 3 pessoas responderam à iniciativa e, o tempo urge. Se quiseres também divulgar aos teus contactos, agradeço.

Caríssimo Blogger:
Divulgue no seu blogue o
I Encontro de Bloggers e Leitores de Blogues do Minho!
Para isso, copie o código de um dos banners que colocámos à sua disposição aqui em baixo e cole no seu blogue! Assim, qualquer leitor ao clicar sobre o banner, entra automaticamente neste blogue!
Assim que fizer alguma referência a este encontro, não hesite em nos informar, para que acrescentemos o link do seu blogue neste blogue. O voto deverá ser enviada para o e-mail (blogminho@gmail.com), com identificação do nome ou nick e, caso sejam bloggers, do respectivo blog. Participar na votação não implica inscrição no encontro e as pessoas que não votarem podem vir a inscrever-se mais tarde. A votação decorre até às 23.59 do dia 13 de Junho. Depois de confirmado o local, será emitida uma nota de imprensa com todas as informações acerca do encontro.
Contamos com a sua presença dia 30 de Junho!
http://blogminho.blogspot.com/

Beijitos e bom fim de semana.

Ana Luar disse...

"Têm" muito cuidado senão acabamos por ficar a saber mais do que nos ensinas rsrsrsrsrsr

jinhos eternos em carinho.

Isabel disse...

Dá-me um imenso prazer, ao passar neste cantinho, ver que há, ainda, quem se preocupe em passar mensagens tão importantes como singelas: como falar bem a nossa língua tendo em atenção, pequenas particularidades, do nosso vocabulário.
Há poucos minutos e, antes da aula terminar, relembrei aos meus alunos do 4º ano a diferença que faz escrever emergiu e imergiu.

Bjt

NiNa disse...

:)
sempre que tiver duvidas virei cá!
uma beijoca e bom fda :D

Anónimo disse...

Depois de ver tanta asneirada...
por vezes fico sem saber como se escreve....
estes posts dão jeito para avivar a memória....
bom fim de semana

A Professorinha disse...

Muitas vezes é engraçado ver o que as pessoas escrevem quando confundem vêem e vêm... Há trocadilhos interessantes... A língua portuguesa é muito traiçoeira :)

Olga disse...

Realmente a língua portuguesa é traiçoeira, por isso, é que eu gosto de a conhecer melhor. Tenho consciência que tenho ainda muito que aprender.