Add This

sábado, agosto 04, 2007

Síndrome/a da ignorância?

Mais uma vez, ouve-se algumas "calinadas" televisivas e também em revistas, jornais...
Desta vez trata-se da palavra SÍNDROME ou SÍNDROMA.

Esta palavra pode ser dita de ambas as formas, no entanto a questão é:
  • esta palavra é do género masculino ou do feminino?


glitter-graphics.com









Pois muito bem, esta palavra é do género FEMININO e, portanto, diz-se a síndrome ou a síndroma!


Cuidado com a gramática, mas também com a saúde, pois há muitas síndromes. Mas no campo médico, já não me cabe a mim falar!
Saúde para todos.

18 comentários:

astuto disse...

Pois, é preciso ter cuidado com a síndroma da imuno-deficiência adquirida, e com as similares...

Cumprimentos!

caditonuno disse...

se fosse esse omaior erro... infelizmente nao é. ainda ontem li uma notíia e se nao soubesse o que se tinha passado antes ficava na ignorância com as linhas que els lá deixaram...

MEU DOCE AMOR disse...

E prontos:))nada de enganos.

Tassili e as pinturas.

Beijinho muito doce:)))

Anónimo disse...

é como o TAC e a TAC...ninguém se decide.
já agora, deixo uma dúvida se me é permitido:
leio em toda a parte "tem que ver com" e deixei de ler "tem a ver com"...é só uma moda?

obrigada pelo blog tão esclarecedor!

João disse...

sempre ouvi 'sindrome', sindroma ainda nao tinha ouvido por acaso...

Olha, no blog da cacetada agora tenho um colaborador que diz tanta porcaria como eu, tamos a por o blog a render, visto que os posts passaram a ser mais frequentes, se quiseres la passar a gente agradecia :) (é k me lembro vagamente q as vzs pedias posts po blog ehe^^)

Dhyana disse...

Não sendo portuguesa, as dúvidas perseguem-me sempre. Esta, já sabia, mas nunca é demais refrescar a memória.
Um abraço.

Olga disse...

Anónimo:

Respondendo à sua questão, a locução verbal "tem a ver" pede normalmente um complemento de relação, expresso em sintagma preposicional introduzido pela proposição "com".

Obrigada pela visita.

D. Maria e o Coelhinho disse...

Pois, e neste momento o que mais me preocupa é a saúde da D. Maria, fui visità-la e nem deu por mim.
No entanto sempre pergunto: qual é a forma mais correcta de dizer, ou são ambas: "deve-se dizer" ou "deve dizer-se" ?
Obrigado.


Coelhinho

Anónimo disse...

Ás vezes se confunde, mas não com ignorância...lol

Doce beijo

D. Maria e o Coelhinho disse...

Obrigado.
O curioso é que a escrever ponho sempre "deve dizer-se", mas a falar digo sempre "deve-se dizer".


Coelhinho

Al Berto disse...

Olá:

"... expresso em sintagma preposicional..."

"... expressão perifrástica... futuro perifrástico..."

.. e agora com essa "coisa" de TLEBS nem se fala!!!

Será por esta, e por outras, que eu sempre achei o português uma língua difícil... sem necessidade?

Beijos,

A Professorinha disse...

Olha que é coisa que eu também tinha dúvidas... O facto de, por exemplo, se dizer A SIDA e não O SIDA também é esclarecedor... Eu é que andava distraída...

Beijos

A Litttle Fairy disse...

Oi

e a reguila novamente a fada lol
so k exestiu um erro aqui no meu link este sim agora esta correcto . Beijinhos de Fada

http://alittlefairy.blogspot.com/

Foi o little (pequena lol ) k me fez enganar ;)

E quem fala asim .. UITO BEM da-lhesss lol

A Litttle Fairy disse...

E quem fala assim :(
Desculpa o erro 11 anos ñ da direito a tal confesso ;)

Espaços abertos.. disse...

Também tinha as minhas dúvidas,mas agora fiquei esclarecida.
É sempre benéfico passar por aqui.
Bom fim de semana
Bjs Zita

astuto disse...

Já voltavas :-)

eudesaltosaltos disse...

por aqui é sp a aprender... :)

choriclo disse...

"é como o TAC e a TAC...ninguém se decide."

TAC = Tomografia Axial Computorizada

Assim, deve dizer-se a TAC.
Cumprimentos.