Add This

quinta-feira, março 29, 2007

Plural dos nomes compostos


Zangy Comment Graphics

  • Elementos ligados por hífen:

substantivo + substantivo = couves-flores; peixes- espadas; porcos-espinhos;
substantivo + adjectivo = obras-primas; guardas-nocturnos;
adjectivo + substantivo = bons-pastores; gentis-homens;
ajectivo+adjectivo=
amarelos-escuros;

ambos os elementos vão para o plural


  • Elementos ligados por hífen:

verbo ou palavra invariável + substantivo, verbo ou adjectivo = beija -flores; guarda-chuvas; abaixo-assinados; ex-presidentes;pisa-papéis; contra-ataques;

só o segundo elemento vai para o plural


  • Elementos ligados por hífen:

Quando os elementos estão ligados por preposição: chapéus-de-sol; línguas-de-boi; pães-de-ló; pés-de-cabra; estrelas-do-mar;


só o primeiro elemento vai para o plural

Nota: muitos nomes compostos têm a mesma forma para o singular e para o plural:

- o/os arranha-céus

-o/os limpa-chaminés;

-o/os saca-rolhas;

-o/os tira-nódoas;

-...

19 comentários:

silvia disse...

Muito bem...
Mas e os "guarda chuva"? este fa-me confusão.
Já agora, como se conjuga o verbo "bloquear" no passado? Eu bloqueio sempre com ele:(

Beijos:)

Olga disse...

Guarda-chuva no plural fica guarda-chuvas!

O verbo bloquear é simples.

Pretérito perfeito do indicativo
Eu bloqueei
Tu bloqueaste
Ele bloqueou
Nós bloqueámos
Vós bloqueastes
Eles bloquearam

Não percebi se a tua dúvida era de ortografia ou de conjugação verbal!

Espero que agora não bloqueies.
Bjs.

silvia disse...

Era mesmo isso que eu queria saber porque pelo que vejo, dei muitos pontapés com a conjugação do verbo "bloquear" . Agradeço imenso teres tirado a minha duvida:)

De amarelo pinto nossa amizade...
De verde nossa esperança...
De azul pinto nosso céu...
Deixo o dourado,
Para pintar os sonhos teus...

Nas noites lindas de luar...
Trago as sementes...
Das flores mais belas que há...
Entrego ao anjo da noite...
Para somente agradar...

Pelas noites tão lindas de sonhos...
Que passamos ao luar...
O amarelo vai perfumar...
A esperança de verde semear...
Por todo o azul do céu...

Com tons de dourado a destacar...
Como a cor do mel...
Nas noites lindas de luar...

De vermelho pinto as flores...
Com branco desenho um anjo...
Pra nos visitar, nas noites de luar...

O vermelho das cores vibrando...
Reflete a chama das paixões...
Exalando seu perfume...
Machucando corações...
"Sonia Santos"

Desejo-te um lindo fim de semana.

Beijos:)

Anónimo disse...

Nunca me vou cansar de dizer que a lingua portuguesa é péssima.

Olga disse...

A língua portuguesa não é péssima, mas é complicada sim! Os meus livros de cabeceira permanentes são: dicionário, prontuário ortográfico e gramática!
Bjs.

Verdana disse...

Na língua portuguesa, existem conceitos e regras complicados, pelo menos ao cidadão comum.
Abraços.
Constantinne.

Anónimo disse...

tu es uma gramatica sabias? ehe

bj e bom f.d.s.

ps: o jogo de portugal no cacetada nao teve direito a post infelizmente, mas prometo que apos o jogo sensaçao de amanha do meu clube contra a tripeirada faço um post, ou eu ou os meus outros colegas do blog :)

happy prince disse...

Sempre tive dúvidas nas palavras compostas. Como é que eu peço: Duas supers? Duas super bock? Duas super Bocks????

Olga disse...

Boa pergunta happy prince!
Bem, "Super Bock" não são palavras portuguesas. Eu costumo pedir "Duas super bock; dois Ice tea; duas seven up"...Mas sinceramente não sei se há alguma regra que se aplique nestas circunstâncias!Vou pesquisar e se descobrir algo aviso!Bjs

Alexandre disse...

isto é meu... silvia:

essa do ficares bloqueada com o verbo bloquear está o máximo, heheh...

Geo,

a Thunder é a melhor gramática da net. A sério!!! Eu - que pensava que sabia tudo!!! - já aprendi montes de coisas com ela.

Alexandre disse...

Thunder,
(cópia da minha resposta ao teu comentário no meu blog:)

super obrigado pela sugestão, acho que já tenho algumas dessa temática - que eu penso ser um problema gravíssimo - mas tentarei sempre fazer mais fotos sobre o abandono a que os nossos políticos votaram o interior... e cada vez mais, com a centralização de serviços fundamentais - enquanto a Europa descentraliza, Portugal centraliza... não se compreende... tudo em nome do imediatismo, redução de custos, e depois, eu tenho uma opinião: é que as pessoas reduzidas a grandes metrópoles são mais fáceis de «controlar», dá-se-lhes centros comerciais e o povo é «feliz»! E na província não há gente suficiente para encher os centros comerciais, por isso... toca a mandar tudo para o litoral... ficam lá os velhotes abandonados!!!

Beijinhos!!!

Anónimo disse...

Bem isto quase me faz uma lembrar uma "cadeira" que tenho no meu curso "Introdução aos Recursos Linguísticos",caso para dizer anda por aí a dar tantos ponta pés na gramática !!!!


Bom fim de semana

Bjs Zita

astuto disse...

Mais um post pertinente, o dos plurais de nomes compostos.

Quando puderes, diz algo sobre o "porque" e o "por que"... Quando se utiliza separado? Há regra?

Continuação de boas postagens!!

Olga disse...

Astuto:assim que puder reponderei a essa questão.Bjs.

Anónimo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Lindona disse...

Com uma Língua tão difícil e aidam ficam admirados por não falarmos bem o português.

Nós somos mesmo muita complicados.

João Filipe Ferreira disse...

muito bem postado!!
muita gente perde-se no bem-vindos, benvindos, bem vindos, bemvindo, bem-vindo etc etc ehehe
beijinho enormeee

Anónimo disse...

Vim te desejar uma Santa e Feliz páscoa.

Bjs Zita

Lara disse...

Vim parar ao teu blog por intermedio de muita gente que comenta o teu e o meu...

interessante o teu blog... dá para relembrar aquilo que aprendemos sobre a lingua portuguesa e já esquecemos. Não achas que a net, leva as pessoas a darem mais erros... e quando falo disto, lembro-me dos chats e dos blogs.
Eu por exemplo, nunca dava erros... mas de há uns anos para cá, já dou por mim a pensar duas vezes antes de escrever.

gostei

beijo