Add This

sábado, abril 14, 2007

Pejorativo ou perjurativo?


  • pejorativo:


adj.,
que piora;
que agrava;
diz-se do vocábulo que adquiriu um sentido torpe ou desagradável;
que dá a ideia de mal;
depreciativo;
aviltante.



  • Perjurativo: os dicionários não registam esta palavra. Talvez as pessoas a confundam com perjúrio:

s. m.,
acto de perjurar;
juramento falso.



Portanto, o correcto a dizer é pejorativo!


Ex.: As palavras que ele me disse parecem ter um sentido pejorativo. (mau/desagradável).

7 comentários:

david santos disse...

Brilhante a ideia. Parabéns.
Bom fim-de-semana

Professora disse...

Muito bom este espaço para colocarmos dúvidas, fiquei fã.

Um beijo

Joaquina

kurika disse...

Gostei e aprendi.

Muito didáctica esta vossa escolha.

Bjinhos

A Professorinha disse...

Gosto muito deste teu blog. E que tal um ensinamento a distinguir Ouve, do verbo ouvir, de Houve, do verbo haver. Ainda há quem confunda. E, se possso sugerir mais alguma coisita, também o esclarecimento entre vêm, do verbo vir, e vêem, do verbo ver.

São dúvidas que muita gente na verdade não tem, mas que devia ter pois eu acabo por só ler asneiras por aí.

Fica bem :)

Drei disse...

Sempre com boas ideias para o teu blog...
gostei..aprendi também...
uma beijoca.
O teu amor chegou bem de viagem garanro eu...lol
Drei

Alexandre disse...

Obrigado, Thunder!

Como gosto muito de português, acho que nunca fiz esta confusão mas volta não volta dou com pessoas - até «letrados» - que dão esta calinada, como se estivessem a dizer uma grande coisa...

Beijinhos. Boa semana!

£ou¢o Ðe £Î§ßoa disse...

Bom, confesso-me!

Saio daqui mais culto...

Até outro instante